Orientações do MEC para descrição de imagens estáticas

            A descrição de imagens é uma técnica de tradução semiótica que tem por objetivo permitir a compreensão de imagens para quem não pode vê-las. Quando aplicada em produtos audiovisuais como cinema, teatro, televisão, a técnica também é conhecida como audiodescrição.

            Com o propósito de orientar a produção das descrições de imagens de obras disponibilizadas por intermédio do software MECDAISY, a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação publicou em 10 de abril de 2012 a NOTA TÉCNICA Nº 21 – Orientações para descrição de imagem na geração de material digital acessível.

            São essas orientações que nortearão nossas audiodescrições do blog Som em Quadrinhos, além de facilitar em nossas produções, essas orientações ajudam a uniformizar uma linguagem, para que quem as produza, possa seguir um padrão e por sua vez beneficia o receptor das informações que saberá que elas comungam da mesma base de produção, possibilitando ao usuário maior credibilidade no recurso, uma vez que ele saberá que a produção seguiu determinada norma técnica comum a qualquer outra que seguiu as mesmas orientações.

            Parabenizar a professora Lívia Motta que colaborou com a criação dessas normas, além de ser uma grande pesquisadora foi à motivadora da equipe da SEQ a abraçar a causa, e hoje nos orienta com as produções do nosso Blog.

Para fazer o download do material com orientações do MEC, clique aqui.

Por Iury Araújo

Referências:

www.blogdaaudiodescricao.com.br
www.portal.mec.gov.br

Categorias: Som em Quadrinhos | Tags: , , , , , , , | 2 Comentários

Navegação de Posts

2 opiniões sobre “Orientações do MEC para descrição de imagens estáticas

  1. Dyego Faustino

    Minha tv tem essa função, onde descreve o cenário, os personagens e a cena em si.
    Já tinha visto reportagens sobre o assunto. Muito bacana!

Deixe um comentário